terça-feira, 18 de setembro de 2007

As 4 dimensões de Frank Navram relacionadas a cultura ética nas organizações














Frank Navran desenvolveu modelos para superação de bloqueios de criatividade para serem aplicados em organizações e que servem para melhorar sua vida pessoal e profissional. Resumidamente os modelos são os seguintes:

Parede de Alvenaria: Há coisas no mundo real que inibem nossa criatividade e desempenho e que não são fáceis de mudar: a estrutura da empresa, falta de dinheiro, pressão no trabalho, crises econômicas. São fatores que afetam o desempenho mas que estão fora do nosso controle. São como paredes de alvenaria: reais e inamovíveis.

Divisória: São obstáculos que podem ser administrados mediante esforço, tempo, dinheiro, pessoal adicional e outros recursos. Sozinho é possível fazer algum progresso para superar estes inibidores de desempenho e criatividade. Um pequeno grupo de pessoas pode obter um pouco mais de progresso.

E, mais importante, pode ser administrado ou superado totalmente com o envolvimento dos líderes.

Pode ser comparado com uma divisória: se empurrada pela base pode ser movida um pouco, mas se empurrada num nível mais alto pode ser derrubada. Precisamos de ajuda para remover estes obstáculos.

Papel de Parede: São obstáculos que até que tentemos superá-los. No ambiente de trabalho temos vários exemplos, como a suposição de que o chefe não vai aprovar, que a ideía não será apoiada por outro departamento, que contraria a política da empresa, que vai contra a maneira como as coisas sempre foram feitas, etc.

São obstáculos que podem ser derrubados mediante uma comunicação franca e leal. Até que tentemos transpô-lo é impossível ter a certeza, é tão eficaz em bloquear a criatividade quanto os anteriores, até que seja testado.

Mentalidade: É o mais difícil de ser superado. É o pensamento da pessoa, sua opinião a respeito e predetermina a interpretação e a resposta da pessoa a um desafio ou situação. É fruto de crenças, preconceitos e percepções não comprovadas.

Quando as pessoas acreditam que elas não conseguem, elas não conseguem. São obstáculos imaginários, mas fortemente alienantes e inibidores da criatividade. Geralmente, estes são os obstáculos mais comuns e que caracterizam as pessoas pouco criativas e de baixo desempenho.

Vamos comentar os modelos de Frank Navran, seguem sugestões para colocá-los em prática:

1.Inicie a reunião com a pergunta: “Quais são alguns dos obstáculos que estão impedindo a realização das coisas (melhoria da qualidade, da produtividade, do trabalho em equipe, etc) por aqui?”.

Defina o tema e deixe o grupo fazer o brainstorming das suas respostas. É recomendável apresentar ao grupo as regras de uma sessão de Brainstorming.

2.Escreva as respostas num flip chart sem editá-las, exatamente como foram faladas. Quanto mais repostas, melhor. Se as respostas ficarem lentas, faça algumas perguntas para estimular o grupo.

Pergunte, por exemplo: “Que tal as relações entre os departamentos?“.

3.Assim que tiver uma lista satisfatória, explique para eles o modelo de Gerenciamento de Bloqueios, descrevendo as quatro categorias.

4.Volte ao flip chart e peça ao grupo para categorizar cada um dos obstáculos listados.

Nenhum comentário: