terça-feira, 18 de setembro de 2007

Afinal de contas, o que é o Conar? Como ele funciona?!







CONAR é o Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária - entidade formada por anunciantes, veículos e agências que administra o cumprimento do Código Brasileiro de Auto-Regulamentação Publicitária. O CONAR é constituido como ONG, fundada e mantida pelas agências de publicidade, por empresas anunciantes e veículos de comunicação.

O Conar surgiu na década de 70 após uma ameaça do governo federal de sancionar lei que criava uma censura prévia à propaganda. Anunciantes, agências e veículos uniram-se para definir suas próprias normas de regulamentação em relação à publicidade feita no país.

A instituição atende a denúncias de consumidores, autoridades,associados,ou formuladas por sua própria diretoria,contra quem não respeite suas normas. Se o Conselho de Ética definir que a denúncia é procedente,o Conar recomenda aos veículos de comunicação a suspensão da exibição da peça publicitária em questão,ou sugere correções. Pode ainda advertir anunciante e agência.

Desde sua criação,o Conselho já instaurou mais de 4 mil processos éticos e promoveu um sem-número de conciliações entre associados em conflito. Nunca foi desrespeitado pelos veículos de comunicação e, nas poucas vezes em que foi questionado na Justiça, sempre foi vitorioso.

Vale lembrar que o CONAR não fiscaliza a propaganda política, pois ela é fiscalizada pelos Tribunais Eleitorais.

Em suma, O objetivo básico das normas definidas pelo Conar é colaborar no esforço da sociedade em formar cidadãos responsáveis,consumidores conscientes e difundir hábitos de vida saudável.

2 comentários:

Anônimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado

Anônimo disse...

Muito boa explicação!!! bem clara e objetiva, parabêns pelo blog.